quarta-feira, 23 de julho de 2008

Vencendo o sono da tristeza

TEMA: Vencendo o sono da tristeza.

TEXTO: Lucas 22.45

“Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.” (NVI)

INTRODUÇÃO: Dormir por causa da tristeza e no mínimo uma expressão curiosa. Mateus relata o mesmo episódio e não usa tal expressão. Parece que marcos não se importou com este detalhe, ele também não usou a expressão textual. Ambos apenas cometam que os olhos estavam pesados. Quem adota a expressão “dormindo, dominados pela tristeza” é o autor do Evangelho de Lucas (a Tradição atribui a Lucas, que de acordo com o relato histórico, ele era um tipo de “médico”). Seu evangelho reivindica no prefácio “... eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente...” (Lc 1.3 NVI), dos fatos relacionados à vida de Jesus e dos efeitos e reações dos seus acontecimentos.
É coerente supor que este episódio mereceu uma atenção cuidadosa do escritor. Inclusive, é Lucas quem fala de Jesus ter “suado gotas como de sangue.” Lucas vai mais fundo na questão. Os subsídios na investigação do fato recebem uma interpretação do estado da alma dos discípulos de Jesus.
Este episódio na vida dos discípulos nos coloca diante de duas realidades: Primeiro – a tristeza é humana e natural e pode sofrer adoecimentos dominadores quando fora de controle; segundo – a tristeza pode ser controlada, tratada e vencida com iniciativas construtivas e alternativas.
A expectativa de perder alguém do círculo de convivência íntima trouxe ao coração de cada discípulo um profundo estado de melancolia e tristeza. Tal sentimento esvaziou todo ânimo, sobrando apenas uma postura sem reação.
A lição que tiramos deste fato é que toda expectativa incubada e acompanhada da sensação de distanciamento de alguma realidade gostosa, de um convívio amoroso, ou do sentimento de perda, pode, diante de uma ameaça de desligamento, abater-nos profundamente. O sono da tristeza pode ser traduzido ou entendido como um estado de impotência e conformismo diante da situação. Talvez nós estejamos possuídos de uma tristeza que já está dominando nossas vidas, nos deixando sem reação. Talvez estejamos esteja servindo de uma linguagem interior que nos condiciona ao estado de excessiva tristeza.
A questão não é deixar de sentir tristeza. Somos humanos. A questão é não deixarmos ser dominados e controlados por ela a tal ponto de desligarmos das nossas vidas. Deixe-mos Jesus ir às origens das nossas tristezas. O Médico da nossas almas, Jesus Cristo, é quem trata da nossa tristeza como seus discípulos.

DIVISÃO:

TEXTO: Lucas 22.46

“Por que estão dormindo?, perguntou-lhes. Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”

I Primeiro, vem o despertar: “Por que estão dormindo?... (Lc 22.46). Quem interrompe o sono da tristeza é Jesus. É preciso ser acordado pelo amor, pelo ânimo, pela coragem, pelo desafio, pela visão, pela motivação de um projeto de vida, pelo desprendimento no ato do dar de si. Quem vai nos acordar é o Senhor Jesus! Jesus é tudo isso e muito mais. Ele vai nos acordar para dizer que existe um projeto de salvação que traz liberdade, que gera alegria, que traz esperança, que, apesar de ser doloroso e sofrido, vai resultar num processo irreversível da manifestação plena da graça de Deus.

II Segundo, vem o levantar: “...Levantem-se...” (Lc 22.46). Existe dentro de nós um mínimo de força suficiente, concedida pela vontade de Deus, desproporcional a nossa fraqueza, pois está acima dela e além dela, que pode nós levantar. Levante que a hora de ser, de fazer acontecer, de ter é nesse instante. O tempo de Deus realizar sua vontade é sempre o tempo quando se conhece a sua vontade na vontade de fazê-la pelo Espírito. Na hora da tristeza ouça em sua interioridade a voz da Palavra de Deus provocando vontade. É preciso levantar ouvindo a voz de Deus, ouvindo a Palavra de Deus.

III Terceiro, vem o orar para não entrar em tentação: “Orem para que vocês não caiam em tentação.” (Lc 22.46). Quando estamos tristes cada um de nós tem vontade de ser ouvido, ser compreendido, de ser diagnosticado. O diálogo com Deus é a terapia mais eficaz que existe. Quem dialogo com Deus em oração, dialoga com a vida de maneira natural; coração destrancado linguagem destravada e mente desligada de influências mortais. Quem repete mecanicamente a oração sem o fluir da alma, atrofia seus próprios sentidos em relação à percepção da vida por sufocar o gemido do Espírito (Rm 8.26). Quem conversa com Deus intimamente compreende o próximo pois procura ser acolhido por Deus em seus conflitos. A oração vigilante é arma contra todo tipo de cilada proveniente da tentação oportunista durante as fase de tristeza. Tristeza pode virar mágoa profunda. Magoa pode trazer interpretações, impressões negativas de um fato. Este conjunto de sintomas complexas pode desencadear o afastamento de Deus e do semelhante. A partir daqui então, a pessoa fica vulnerável a todo tipo de tentação por ter perdido a resistência. Quem apaga a alma se entregou ao “silêncio dos inocentes” e quem perdeu-se dentro de si mesmo já vive a realidade dos “gritos do silêncio”. A alma no escuro é um quarto trancado de luz apagada, isolada da vida.

CONCLUSÃO: Quer vencer o sono da tristeza? Seja despertado pelo único Projeto de vida pelo qual vale a pena viver: Jesus. Seja levantado pela única Palavra de vida ouvindo a vontade de Deus dentro de você. Seja mantido acordado pela única Arma de Vida cultivando a oração vigilante para que não durma o sono da morte. Onde existir Projeto de Vida, Palavra de Vida, Arma de Vida na espiritualidade pessoal, a tristeza será apenas uma fase temporária suscetível e nunca um estado de desânimo irreversível. Acorde, Levante e Ore porque nunca é tarde para despertar!

Márcio Alebral

Julho de 08
Santa Luzia
MG

0 comentários:


For more widgets please visit www.yourminis.com

Bíblia Online

  © Blogger template 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP