segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

“Humanidade na Catástrofe”

Catástrofe é um incidente de grandes proporções provocada por fenômenos de ordens naturais ou ocasionada pelo homem.
Ao longo da história da humanidade, as catástrofes sempre ocorreram de uma forma ou outra. A humanidade sempre foi assolada por tragédias de causas naturais devido aos fenômenos da natureza que ocorrem em nosso planeta, mas principalmente, por “fenômenos” ocasionados pela ganância, vaidade, sede de poder e dominação do homem pelo outro.
Nossa natureza oscila em lapsos de bondade e maldade, mas o desejo de exercer domínio sobre o outro é latente. Seja por meio de impérios, através do poder bélico, da cultura ou da religião, a humanidade sempre provoca dicotomias de classes e segregações de raças.
No mundo globalizado pós-moderno, vivemos a era do espetáculo, do entretenimento onde o poder dominante é exercido pela mídia. Tudo é motivo de espetáculo, desde que o retorno seja ibope e dinheiro.
Sensacionalismos a parte, a humanidade tem um horizonte de oportunidades descortinado a sua frente. A oportunidade de ser gente, humanos, de vislumbrar a dor do outro, de chorar com os que choram, de compadecer com o combalido, de se humanizar com o próximo.
O ser humano por natureza só sente a dor do outro quando passa por situações iguais ou semelhantes ou quando se coloca no lugar daqueles atingidos pelas catástrofes da vida.
As catástrofes da vida em nossa era podem ser sinais de alerta para uma humanidade cada vez mais hedonista, a se voltar para o seu próximo, para vida, afim de não mais sucumbir ao extinto animalesco de sobrevivência do mais forte, e nos irmanarmos na dor, no sofrimento, em prol de um mundo melhor, de uma vida melhor, e quem sabe, de um planeta melhor, pois a maior de todas as catástrofes que assolam o cosmo são as de cunho ambientais que só podem ser amenizadas para nossas gerações futuras, se nós nos empenharmos em resgatar nossa verdadeira humanidade, a de sermos gente, sermos humanos demais.

“O Segredo é o próximo”.

Márcio Alebral

0 comentários:


For more widgets please visit www.yourminis.com

Bíblia Online

  © Blogger template 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP